sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

6 DICAS DE COMO APRENDER UMA NOVA LÍNGUA

Oie!

Bom, primeiro eu gostaria de dizer que estou super feliz porque depois de quebrar muito a cabeça com edições no photoshop e tutorias sobre HTML o novo layout do blog ficou pronto! Eu gostei muito, e vocês?

Dito isto, vamos ao assunto do post de hoje:
Quando criança, eu nunca fui boa com idiomas estrangeiros. Não me orgulho disso, mas eu realmente viajava nas aulas de inglês! Mas, felizmente, com o passar do tempo eu comecei a me interessar pelo idioma e no 1º ano do Ensino Médio eu conheci uma menina que me incentivou muito a aprender e isso foi um divisor de águas no meu aprendizado. Ela me deu algumas dicas e ao longo do tempo eu fui aprendendo outras que me ajudaram muito a fixar o conhecimento, e eu acho que podem ajudar vocês também. Vamos lá?

1. Procure uma escola de idiomas

Via Tefl Jobs London
Bom, eu dou esta dica porque foi o primeiro passo que eu dei em direção ao aprendizado do inglês. A escola de idiomas tem professores preparados e material didático que auxilia muito. Eu me matriculei em uma escola que existe na minha cidade natal, no interior de Minas, mas não cheguei a me formar porque me mudei alguns anos depois.
Existem várias escolas do ramo pelo Brasil e cada escola costuma ter uma modalidade de curso - intensivo ou não. O lado bom dos cursos intensivos é que eles são de curta direção (sei que é desanimador ter que ficar 4 anos ou mais estudando).
Se você não tem horário livre para frequentar aulas presenciais, existem cursos online também, mais práticos e acessíveis.


2. Ouça músicas no idioma desejado

Via Pinterest
A primeira dica que a minha colega de sala me deu me ajudou de uma forma espetacular. Ela encheu o meu MP4 de músicas em inglês e eu comecei a ouvi-las. Depois de já estar familiarizada com a melodia, eu procurava a letra e a tradução das músicas na internet e copiava em um caderninho ou em qualquer pedaço de papel.
Como sempre gostei de cantarolar pela casa, eu decorava a letra e cantava junto com a música. Minha família sofria, já que não nasci para cantar, mas essa 'técnica' me ajudava a aprender palavras novas, porque enquanto cantava e ouvia a letra em inglês, eu me lembrava da tradução que já havia lido e copiado.
Após um tempo eu fui descobrindo os ritmos que mais me agradavam e comecei a baixar mais músicas por conta própria.
O legal disso foi que, além de enriquecer meu vocabulário, passei a conhecer muitas bandas e cantores legais. Por isso, se você já gosta de ouvir músicas internacionais, por que não unir o útil ao agradável?


3. Assista a filmes e seriados 























Mesmo aprendendo muitas palavras novas com músicas, o cantor geralmente pronuncia as palavras em ritmos mais lentos ou acelerados do que numa conversa normal. Por isso, esta dica é muito importante. Procure sempre assistir a filmes e/ou seriados legendados, porque assim, ao mesmo tempo que aprende o significado das palavras você ouve a pronúncia correta delas. O legal é que dá pra aprender também gírias e expressões do dia-a-dia faladas na língua que se quer aprender.
Se já tem algum filme que você goste muito, procure assisti-lo, desta vez, em inglês com legendas em inglês (ou em qualquer outra língua que você deseja aprender). Depois, assista sem legenda nenhuma. Você vai ver como isso irá ser útil no seu aprendizado!
Mais uma vez: una o útil ao agradável para atingir seus objetivos!


4. Assista a vídeos no Youtube
Via Pinterest

Existem vários canais no youtube onde as pessoas fazem vídeos de dicas relacionadas ao aprendizado de um novo idioma. Por que não tirar um tempo todos os dias para conhecer novos canais? Eu gosto muito do da Julia Jolie. Ela é uma fofa e seus vídeos são muito legais. 
Eu também gosto de assistir a vídeos sobre moda, maquiagem e outros assuntos que me interessam em canais gringos. Gosto muito das MerrellTwins e da HelloKaty (inglês americano) e da MsRosieBea e da Zoella (inglês britânico).

5. Anote suas dúvidas

Via Pinterest

Procure sempre anotar as palavras que não entendeu naquela música, filme, vídeo ou texto. Quando puder, procure o significado num dicionário. Assim você fixa ainda mais seu conhecimento.


6. Não tenha vergonha e enfrente seus medos!

Via Pinterest


Um grande obstáculo para se aprender, não só idiomas como qualquer outra coisa, é a vergonha.
Não deixe que o medo de errar te impeça de conseguir o que você quer. Somos falhos e o caminho até a chegada é longo, por isso, se arrisque e seja persistente. Apesar de toda a ajuda disponível por aí hoje em dia, o maior responsável pelo seu aprendizado é você mesmo. Não se aprende algo de um dia para o outro.
Todo mundo levou alguns tombos enquanto aprendia a andar. Pense nisso e saiba que, assim como você, existem outras pessoas buscando o mesmo objetivo, e o que você aprender no presente pode ajudar essas pessoas no futuro.
Eu ainda não sou fluente e tenho muuu(...)ito a aprender. Também quero aprender outros idiomas e com certeza terei que me esforçar pra caramba para tal.

Quero saber o que acharam do post e se vocês também tem dicas para me dar.
Espero ter ajudado.
Beijos da Bru <3


19 comentários:

  1. Oi Bru,amei se post,estava mesmo querendo aprender inglês e as suas dicas me deram ideias e super me ajudaram,obrigada!
    Beijos e sucesso
    http://gabrielaasanches.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabi!
      Fico extremamente feliz que tenha gostado e espero que as dicas te ajudem.
      Sucesso na sua caminhada!

      Beijos da Bru <3

      Excluir
  2. Olá, Bruna!
    Primeiro, parabéns pelo blog! Ouvi do Gabriel, o Pensador, numa palestra dele no ano passado, que todo mundo deveria escrever para experimentar a real expressão e conhecimento do seu EU. Está cuidadosamente bem escrito.
    Bem, neste post de idiomas, não poderia deixar de "dar meu pitaco", rs. Convido você e seus leitores a conhecer meu blog, no Wordpress. Lá há material extra separado por categorias nos mais diversos níveis de inglês. Deixem seus comentários e sugestões sempre que quiserem!
    Boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://mirellenascimentoealteacher.wordpress.com/

      Excluir
    2. Olá, Mirelle!
      Muitíssimo obrigada pelo feedback. É realmente importante pra mim saber se estou conseguindo passar aquilo que tento através dos meus textos.
      Já estou seguindo o seu blog!
      Beijinhos <3

      Excluir
    3. Que bom flor! Obrigada!
      Como faço pra seguir o seu? (dei cabeçada aqui e não consegui rsrs)
      Bjos!!!!

      Excluir
    4. Na barrinha do lado direito tem a opção de participar deste site :)

      Excluir
  3. Grandes dicas Bruna! Vim morar na Australia com 11 anos, não sabia nada de inglês e aprendi a lingua desse jeitinho aí

    www.cinderelachic.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que legal!
      É ótimo saber que essas dicas são eficientes não apenas pra mim :)
      Beijos da Bru <3

      Excluir
  4. Amei muito as dicas foram muito úteis.
    http://coisaseversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bru, faço curso de inglês e concordo com todas as suas dicas!!
    Hoje em dia para se destacar no mercado de trabalho, é necessário um segundo idioma.
    http://segredosdageovanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geo, com certeza é necessário no mínimo um segundo idioma pra garantir uma vaga no atual mercado de trabalho.
      Beijos da Bru <3

      Excluir
  6. Bruna amei suas dicas, vou segui-las a partir de hj.
    Ps: seu blog é bem interessante eu amei!
    jessyle03.blogspot.com.br
    adeusaatrevida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leti, fico muito feliz por ter ajudado! Siga sim e me diga se funcionou.
      Beijos da Bru <3

      Excluir
  7. Amei seu blog ele e super bonito, e com certeza essas dicas são muito boas.
    Beijos!!
    just-onemoreperson.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do layout novo, também tenho quebrado a cabeça tentando fazer um pro meu blog, começando do zero, mas aos pouquinho a gente consegue, rs. Sobre o post, não cheguei a fazer escola de idiomas, mas as músicas me ajudaram MUITO a aprender inglês, assim como as séries. Ler livros em inglês também é legal, e outra dica que eu aprendi recentemente é a dos audiobooks, que são as versões narradas dos livros. Nunca tentei, mas dizem que dá certo. O post ficou bem dinâmico e fácil de entender. Um beijo!
    http://thaisnacidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, muito obrigada, viu?
      É complicado mexer com HTML mas é verdade, aos poucos a gente consegue.
      Vou procurar os audiobooks, não sabia que existiam!!! Obrigada.
      Beijos da Bru <3

      Excluir

Deixe aqui sua opinião, críticas construtivas, ideias, etc! Vou adorar ler cada comentário! <3